Às vezes, muitos termos se confundem na prática empresarial por serem termos semelhantes ou interligados. Isso acontece com os termos Capital Social e Patrimônio Social.
Por isso, nós estamos aqui para te explicar a diferença entre esses dois termos e o que eles significam.
Primeiramente, o que é o Capital Social de uma empresa?
De forma resumida, o Capital Social de uma empresa são todos os bens e valores aportados para que a empresa inicie sua atividade social. Ou seja, são os bens necessários para que haja o “start” e a empresa comece e desenvolva suas atividades.
E o que é, então, o Patrimônio Social?
O patrimônio social é composto por todo o ativo e passivo da empresa.
Os passivos são as dívidas, folhas de pagamento, despesas…
Já o ativo não se resume somente aos bens corpóreos e tangíveis, como dinheiro, móveis e imóveis. O ativo de uma empresa é composto também pelos seus valores, sua marca e sua percepção pelo mercado, chamados de bens incorpóreos.
Portanto, Patrimônio Social são todos os bens ativos e passivos de uma empresa.
E por que é importante saber essas diferenciações?
Porque, como empresário, é necessário que você identifique os pontos importantes que agregam valor e o que pertence ao patrimônio da sua empresa, para assim desenvolvê-los, aprimorá-los e protegê-los.
Queremos saber, você sabia que o Capital Social e o Patrimônio Social são coisas distintas?
Por: Anna Nogueira, advogada corporativa com foco em Startups.